A canjica é um prato conhecido em várias regiões do Brasil. Além desse nome, ela também é chamada por mugunzá, canjiquinha, corá, jimbelê e chá de burro. Derivada do milho, é um alimento que PODE SER CONSUMIDO POR CELÍACOS, pois não contém glúten.
De cor branca ou amarela, a canjica é rica em
PROTEÍNAS
FIBRAS
FERRO
MAGNÉSIO
FÓSFORO
ZINCO e
VITAMINAS B1, B2, B3, B5 e B6.
Com a chegada dos dias frios, esse alimento pode aquecer muito bem o seu corpo. Segundo a tabela nutricional TACO (Tabela Brasileira de Composição Alimentar), esse alimento cozido com leite integral possui 112 kcal em 100g do produto. Se comparada ao arroz, a canjica é menos calórica e fornece mais nutrientes. Opte por não acrescentar açúcar, leite condensado, creme de leite e outros adicionais calóricos, pois são estes acréscimos que atrapalham na perda de peso (caso este seja seu objetivo).
A quantidade de ácido fólico presente no alimento é extremamente importante na formação de células do corpo humano e no primeiro trimestre de gestação.
As FIBRAS trazem o benefício de bom funcionamento do intestino e de saciedade, evitando assim, que se coma demais.
Se consumida com leite de coco, a canjica vai ganhar um nutriente a mais que é o ácido láurico (um ácido graxo) funcionando como ANTIVIRAL, ANTIFÚNGICO, ANTIBACTERIANO e ANTIMICROBIANO.
E para deixar esse alimento ainda mais saboroso e fortificado, polvilhe com canela: essa especiaria melhora a utilização da glicose, importantíssima para os diabéticos. Ela ainda melhora os distúrbios digestivos, melhora o estado de ânimo, diminui o apetite e diminui as taxas de colesterol.
Você já conhecia os tantos poderes desse alimento?
Lisandra Eifler Firme
Especialista Nutrição Clínica CRN11166