O Inverno trouxe consigo a safra do PINHÃO, alimento tão amado aqui no Sul do Brasil. E você sabia que ele é consumido desde o período Paleolítico?
O Pinhão é fonte de vários minerais como potássio, cálcio, ferro, fósforo e magnésio, além de conter vitaminas A e C, muitas fibras e proteína. Cerca de 100g (10 unidades) dessa semente cozida contêm 160,58 kcal.
O ÁCIDO PINOLEICO contido no pinhão desencadeia a liberação de 2 hormônios que DIMINUEM a fome. Então, ele leva vantagem quando o assunto é saciedade. Junto a esse ácido, o alimento carrega mais o ÁCIDO LINOLEICO e o ÁCIDO OLEICO que contribuem para a redução das taxas de colesterol. Baita vantagem, não é?
Outro super benefício de consumir a semente é que ela pode ser utilizada como pós-treino por ser fonte de proteína vegetal e de magnésio, que auxilia na liberação da tensão muscular e diminui sintomas de fadiga.
O alimento ainda contém luteína que beneficia a saúde ocular, o potássio (um mineral vasodilatador) que reduz a pressão arterial, o cálcio que fortalece os ossos e dentes e o ferro que ajuda a prevenir a anemia.
Se você já gostava de Pinhão, tenho certeza que depois de saber de tudo isso, você vai amá-lo ainda mais.
Lisandra Eifler Firme
Especialista Nutrição Clínica CRN11166