Muitas pessoas consomem esses alimentos sem saber como eles realmente funcionam no organismo, ou se realmente funcionam. Mas aqui a resposta é afirmativa: alimentos termogênicos funcionam sim, mas é importante entender que sem outros cuidados como uma alimentação balanceada, atividade física e bons hábitos, estes alimentos não farão milagres.
Os alimentos termogênicos são aqueles que consomem mais energia do corpo do que outros alimentos para serem digeridos. Assim, os TERMOGÊNICOS aumentam o gasto calórico e as reservas de energia do nosso organismo, fazendo com que ele “queime calorias”. Por isso o beneficio é tão grande para quem quer emagrecer. Um porém desse tipo de alimento é que podem ELEVAR A PRESSÃO ARTERIAL, por isso devem ser consumidos com a orientação de um profissional Nutricionista.
Alguns dos alimentos termogênicos são bastante conhecidos como as pimentas, gengibre, canela, café, chá de hibiscus, chá verde e guaraná em pó, mas existem outros alimentos que também requerem mais energia para serem digeridos, e que talvez você nem imagine que atuem como termogênicos: abacate, chia, linhaça, amêndoas, frutas vermelhas (romã, mirtilo, amora, melancia, jaboticaba…), feijões, arroz integral, sementes de cominho, água gelada, aveia.
Então, se a ideia é acelerar o metabolismo para emagrecer, pode investir nos alimentos termogênicos! E para potencializar o efeito desses alimentos no corpo, combine-os como uma alimentação saudável, atividade física, sono de qualidade e muita água durante o dia. Os efeitos aparecerão com certeza!
Lisandra Eifler Firme
Especialista em Nutrição Clínica – CRN 11166