É muito tentador: uma bebida rápida e que faz emagrecer. A ideia é prática e interessante. Quem não quer uma receita mágica que ofereça EMAGRECIMENTO sem esforço?
O X da questão está na expectativa que as pessoas colocam nesse tipo de produto. Alguns produtos são realmente bons e fabricados por empresas sérias e responsáveis. Porém, consumi-los sem um conhecimento PROFISSIONAL, e de forma exagerada pode comprometer a sua saúde.
Esses produtos apresentam restrições calóricas que não poderão ser mantidas em longo prazo, ou seja, o seu EFEITO É TEMPORÁRIO. Então, as chances do peso aumentar novamente são muito altas.
Outro ponto que deve ser considerado, e de extrema importância, é a CARÊNCIA DE NUTRIENTES desses alimentos. Nada como colorir o seu prato com uma variedade de vegetais, feijões, sementes, grãos, carnes magras, ovos entre outros. Mas então, como emagrecer?!
Comida de verdade não deixa faltar nutrientes importantes e não permite que o seu organismo entre em DÉFICIT NUTRICIONAL. Alguns alimentos são menos calóricos que outros, mas o mais importante são os nutrientes que cada alimento oferece. Boas opções para você apostar, caso esteja querendo diminuir o seu peso são: todos os tipos de vegetais (legumes, frutas e verduras), frutas com menos açúcar (morango, kiwi, limão, maçã, pera, pêssego), feijões, peito de frango, ovos, sementes, chás como cavalinha, hibiscus e dente-de-leão, farelo de aveia, psyllium, pimentas. A atividade física também não pode ficar de fora!
O ideal é que se utilize o SHAKE no planejamento das refeições como uma forma de COMPLEMENTO dentro de uma alimentação saudável e de acordo com o que o seu organismo necessita. A dose deve ser recomendada pelo NUTRICIONISTA e utilizada por determinado tempo, considerando a composição do produto para atingir seus objetivos e diminuir o peso com saúde e responsabilidade.
Lisandra Eifler Firme
Especialista em Nutrição Clínica – CRN 11166