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10 de Novembro – Dia Mundial da Qualidade

O Dia Mundial da Qualidade é um marco para todos que ajudam as empresas a entregar seus produtos ou serviços dentro dos padrões estabelecidos e com maior qualidade.

Uma oportunidade de Conscientização

Oficialmente em 1990 a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a segunda quinta-feira do mês de novembro como o Dia Mundial da Qualidade, sendo comemorado este ano no dia10 de Novembro. O objetivo é enfatizar a importância de trabalharmos alguns temas promovendo mais conscientização e engajamento dos colaboradores, destacando a importância da qualidade na produtividade e na competitividade das organizações.

O tema escolhido para 2022 é: CONSCIÊNCIA DE QUALIDADE: FAZENDO A COISA CERTA. Este tema mostra que a cultura da qualidade é um ponto fundamental para a gestão e para os colaboradores. Fazer o certo quando falamos em qualidade é avaliar o processo de ponta a ponta. Onde as ações tomadas precisam refletir de forma positiva para todas as partes interessadas, sem ignorar algumas das partes interessadas, atendendo aos três grandes públicos: a empresa, o planeta e todas as partes interessadas.

Para a empresa, o foco principal é a lucratividade do negócio. Para atingir esse resultado é preciso garantir processos bem estruturados, clima organizacional, atendimento a legislações e regulações, e o engajamento dos colaboradores. Atendendo a estes pilares e incorporando uma cultura de qualidade, toda a sua produção ocorre de forma padronizada e consciente, obtendo-se assim ótimos resultados.

Para o planeta, vivemos em uma época onde o lucro ou produtos de boa qualidade não são suficientes, faz-se necessário repensarmos a forma que nos relacionamos com o meio ambiente. Ações de conscientização são necessárias, buscando oferecer produtos lucrativos e de qualidade de maneira sustentável.

De acordo com Pereira (2020), a garantia da segurança alimentar e nutricional por meio da oferta de alimentos de qualidade é essencial para o desenvolvimento humano e fator de proteção para melhores condições de saúde da população. É crescente a preocupação com a qualidade dos produtos alimentícios, em especial no que se refere à sua segurança, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias. A gestão de risco consiste em determinar “como” e “em até que nível” a exposição ao risco pode e deve ser gerenciada, uma vez que o risco zero na produção e transformação dos alimentos é impraticável (Peretti, 2010). Sendo assim, é atribuição do setor produtivo o gerenciamento dos riscos aos produtos sob sua responsabilidade. A aplicação das ferramentas de programas de qualidade como as Boas Práticas de Fabricação e da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) visam a garantia da qualidade, sobretudo da segurança dos alimentos disponibilizados ao mercado consumidor.

O que fazer? A cultura da qualidade precisa ser trabalhada diariamente nas empresas, e quando ela for bem aplicada e incorporada, ultrapassa barreiras e atinge o objetivo final em toda a cadeia que compõe o negócio. Fazer a coisa certa precisa ser algo natural e gratificante.

Autoria:
Daniela Lazo
Micheli Willemann Schmoeller

Controle de Qualidade Ave Serra

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Referências:

Doo. Dia (ou melhor) semana mundial da qualidade 2022.

Disponível em: < https://www.doo.com.br/dia-ou-melhor-semana-mundial-da-qualidade-2022>. Acesso em 05 de novembro de 2022.

Pereira, N. Qualidade dos alimentos segundo o sistema de produção e sua relação com a segurança alimentar e nutricional: revisão sistemática. Saúde Soc, v.29, n.4. São Paulo, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/5y5ZkNtgDfd6mKHDWFnQG8L/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 05 de novembro de 2022.

Peretti, A. P. R. Abrangência do requisito segurança em certificados de qualidade da cadeira produtiva de alimentos no Brasil. Brasília, Distrito Federal, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/gp/a/NfsKqFvVMRjKWd5HVTH4qMb/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 05 de novembro de 2022.

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