• Ave Serra. Comer bem faz bem!
  • Temperados Ave Serra: mais tempo e sabor pra curtir com quem você ama!
  • Super Práticos Ave Serra - Mais sabor e praticidade pra você!

Lavar a carne de frango: certo ou errado?

Muitas pessoas não têm certeza se lavar a carne de frango antes do preparo é aconselhável ou não. E a resposta é: por favor, NÃO FAÇA ISSO, e já explico o porquê.

Lavar a carne de frango aumenta o risco de INTOXICAÇÃO ALIMENTAR. O risco de espalhar a bactéria Campylobacter nas mãos, roupas, pia e utensílios de cozinha (contaminação cruzada) é muito alto quando se lava o frango através dos respingos de água.

A enterite (inflamação do intestino delgado) é causada por esta bactéria, provocando sintomas como vômitos, diarreia, fraqueza, febre, náuseas e dor abdominal. A maioria das pessoas sente os sintomas por alguns dias, mas pode haver sequelas: síndrome do intestino irritável e síndrome de Guillian-Barré, que ataca o sistema nervoso periférico.

Outra bactéria perigosa que pode ser espalhada e causar intoxicação alimentar é a Salmonella. A Salmonella entérica causa a enterocolite aguda. Essa doença atinge todo o trato digestivo, mas principalmente o intestino delgado e grosso, causando dores intensas, diarreia, vômito, náuseas, desidratação e fraqueza.

Então, nada de lavar a carne de frango, combinado?!

Em vez disso, você pode cozinhar, assar, grelhar… pois as altas temperaturas e o cozimento completo da carne de frango são capazes de eliminar todas as bactérias e promover uma refeição segura e saudável.

Comer bem é mais do que consumir bons alimentos, é também, prepará-los da forma adequada para sua segurança alimentar e da sua família.

Lisandra Eifler Firme

Especialista Nutrição Clínica – CRN11166

Compartilhe agora!

Compartilhe agora!

Dicas e receitas recentes

Acontecimentos recentes

Queremos saber a sua opnião!

Feedbacks nos ajudam a melhorar nossos processos e produtos.

Gostaria de:
Anexar imagens:

Região

[regiao]

Linha

[linha]

Tecnologia

[tecnologia]

Família

[familia]